A Arte da Comunicação

Você sabia que um dos maiores medos de estudantes e profissionais de diversas áreas é o medo de falar em público? Antigamente alguém que naturalmente não tinha facilidade para se comunicar simplesmente escolhia uma profissão em que essa habilidade não lhe seria exigida. Nos dias atuais isso é praticamente impossível!Hoje, mais do que nunca, em qualquer área, a comunicação é extremamente importante e totalmente necessária.

Aprender a falar em público com segurança, autoridade, carisma, não é algo que pode ser alcançado apenas por alguém que tem um dom natural, mas esta competência pode ser adquirida por todos que a desejarem.

A respeito da responsabilidade das partes do processo comunicativo, 55 % diz respeito ao não verbal, 38% à entonação ou musicalidade e apenas 7% está atrelada ao bom uso das palavras, ou seja, todos comunicamos o tempo inteiro, mesmo quando não estamos falando. Porém a grande maioria das pessoas não alcança grandes resultados no dia a dia justamente por possuir déficits e não fazer uso de técnicas apropriadas.

Cada detalhe é importante, desde um “I” não pronunciado, um “S” cortado no final de uma palavra no plural, a não concordância entre verbos, pronomes e nomes, até a troca de um “L” pelo “R”. Estes detalhes provocam ruídos e podem causar um efeito negativo e prejudicar os bons resultados em nossa comunicação diária. Pequenos detalhes fazem toda a diferença!

Desde que eu era pequeno, sempre fui muito tímido, criado com muito carinho e amor sob uma proteção extremamente cuidadosa de meus pais, debaixo de suas asas, em um pequeno apartamento em Guarulhos – SP. E quando comecei a ter contato com o mundo externo: Choque!

Eu, como a grande maioria dos comunicadores da atualidade, tive dificuldades de comunicação desde a infância. Mas superei e posso dizer que todos podem dominar a arte da comunicação. Eu sou prova viva disso! São mais de duas décadas atuando como comunicador, e a cada dia buscando aprimorar minhas habilidades nesta área, pois entendo a absoluta necessidade de seguir adiante neste processo evolutivo.

Vim a fazer o meu primeiro curso de comunicação e oratória depois de adulto. Demorei a ter contato com as chamadas técnicas de oratória, porém hoje estes recursos encontram-se acessíveis a todos.

Conte comigo, prezado leitor deste artigo, para ensina-lo, treina-lo e ajuda-lo a alcançar resultados mais que excelentes nesta área. Se você tem interesse em participar de um treinamento comigo, não perca mais tempo, entre em contato agora mesmo.

Espero por você!

Grande abraço,

Fernando Gasparetto

Esta entrada foi publicada em Posts Recentes. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>